Publicado em: 26/06/2019, 04:26.
 

EXTRACLASSE.

Futuros bibliotecários conhecem rotina de trabalho do Arquivo Público de MT.

 
Por: Nayara Takahara e Carlos André.

Estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis, conheceram na tarde desta terça-feira (25.06) a rotina de trabalho do Arquivo Público de Mato Grosso. O grupo de futuros bibliotecários foi recebido pelo gerente de Atendimento, Waltemberg Santos, que apresentou as atividades desenvolvidas pela unidade.

Durante a visita, o gerente comentou sobre as ações do Arquivo Público realizadas junto aos órgãos e entidades do Executivo estadual, como as capacitações e orientações aos servidores sobre os diversos procedimentos da gestão de documentos, que compreendem da guarda ao descarte.

Também falou a respeito dos instrumentos de pesquisa e quais espécies documentais podem ser encontradas na unidade, como fotos, jornais, livros, revistas, Diário Oficial e publicações próprias do Arquivo Público.

Outro assunto foi a classificação, higienização e estabilização dos documentos, além de todo equipamento necessário para desenvolver estas atividades referentes ao setor de Documentos Escritos, responsável pela preservação dos registros históricos.

Para as professoras da UFMT Valdeíra Cardoso e Sheila Gabriel a visitação contemplou diversas disciplinas trabalhadas em sala de aula. “Pudemos observar um pouco do universo da profissão e os alunos conseguiram visualizar o que aprendem em sala de aula”, acrescentou Cardoso.

Visitações ao Arquivo

A Superintendência de Arquivo Público, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), abre a Instituição para visitas técnicas, destinadas a pesquisadores, professores, alunos de universidades, proporcionando uma visão das atividades técnicas desenvolvidas no local. 

As visitas deverão ser agendadas com antecedência de 15 dias úteis, através do formulário que consta no site do Arquivo Público de Mato Grosso ou pelo e-mail: arquivopublico@seplag.mt.gov.br . Elas são realizadas às quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30. O horário de atendimento ao público é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A solicitação de material para consulta é atendida até às 16h30.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613-1800/1802.

 


Share
Conectado
Nada por enquanto...