Publicado em: 25/10/2019, 08:17.
 

ARQUIVO PÚBLICO.

Servidores recebem treinamento para eliminação de documentos.

 
Por: Carlos André | Arquivo Público.

A Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), promoveu nesta quarta-feira (23.10), no auditório da instituição, uma capacitação para 40 representantes das áreas de Arquivo e de Protocolo de órgãos integrantes da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e Gestão da Informação.

As servidoras do setor de Gerência Arquivística do Arquivo Público, Samirys Fernandez e Valéria Taborelli, foram as responsáveis pelo treinamento. A capacitação teve como objetivo ensinar as técnicas necessárias para a eliminação de documentos, de acordo com a Resolução nº 40, do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

Conteúdos teóricos e atividades práticas, como a simulação dos estágios de eliminação dos registros, foram algumas das atividades desenvolvidas durante a capacitação.

“Os procedimentos do curso devem ser adotados em conformidade com os prazos determinados pela Instrução Normativa n°09/2019, que estabelece ações para melhoria da gestão de documentos”, afirmou Valéria Taborelli.

De acordo com a servidora, de 2016 até agora já foram eliminados mais de 11.500 metros lineares de documentos, sendo quatro mil só em 2019.

Colaboração

A equipe do Arquivo Público também desenvolve outra modalidade de capacitação, por meio do projeto “Colaboração in Loco”, que realiza visitas aos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. Os servidores recebem orientações em seus respectivos setores sobre a higienização, guarda e descarte correto de documentos.


Share
Conectado
Nada por enquanto...