Biblioteca
A Biblioteca de Apoio tem o papel de centro de informação bibliográfica para a história de Mato Grosso. Desempenha uma função educacional, cultural e informacional. O acesso é livre a todos, sem restrição de idade, raça, sexo, status social, religião, nacionalidade, etc.
O acervo é formado por obras que versam sobre a História de Mato Grosso, literatura em geral e publicações oficiais. Devido à especificidade de nosso acervo, documental , somos caracterizados como uma Biblioteca de Apoio especializada na História de Mato Grosso, diferenciando da biblioteca pública, da universitária e da especial. Contudo, temos uma identidade voltada à pesquisa, atendendo pesquisadores nas mais diferentes áreas do conhecimento. Assim, podemos dizer que agregamos funções e valores desenvolvidos pelos diferentes tipos de bibliotecas.
 
Hemeroteca
 
Na hemeroteca estão organizados os Diários Oficiais, Diários da Justiça, revistas e jornais diversos.
Em meio às publicações oficiais, está a Coleção de Leis do Brasil, estabelecida entre os anos de 1823 a 1916.
Entre os periódicos destacam-se os Diários Oficiais e os jornais. Sendo estes, majoritariamente de Cuiabá. Contudo, podendo encontrar jornais de vários municípios, inclusive alguns que hoje pertencem ao Estado de Mato Grosso do Sul e também alguns exemplares de outros estados. Dentre as revistas podemos citar:
- A Violeta;
- Revista Commercial de Cuiabá;
- Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso;
- Revista do Centro Mattogrossense de Letras;
- Revista da Academia Mato-grossense de Letras.
 
Faz parte do acervo algumas monografias, dissertações e teses, doadas por pesquisadores que utilizaram como fonte a documentação sob guarda da Superintendência de Arquivo Público.
 
Conectado
Nada por enquanto...